segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

2017 Grandes realizações - SER-FAZER-TER

Para 2017 que possamos produzir mais, prometer menos e que nossos objetivos tornem-se realidade!



Jocaffi Breda

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

5 passos para encontrar um proposito na vida.


Por quantas vezes nos sentimos perdidos, sem motivação, descontentes com a vida que estamos levando.

Algumas situações conflitantes como o trabalho estressante, um relacionamento que não nos faz bem, a solidão.  Ou as diversas relações com família, trabalho, amigos e os problemas de ordem financeira que interferem diretamente em nosso estado emocional.

Chegamos ao ponto de olhar o horizonte e não encontrarmos algo que nos motive.
Perceber o movimento acelerado das nossas ruas, ver tantas pessoas e mesmo assim, se sentir só.

Para amenizar estas situações buscarmos o álcool, as drogas e os diversos medicamentos que se encontram disponíveis para tratar por exemplo da depressão.

Mas, infelizmente estes artifícios, acabam não surtindo o efeito desejado, e algumas vezes vêm recheados de colaterais. E ao fazermos um teste bem simples, na nossa própria casa, percebemos que ali, já existem pessoas contaminadas com este problema.

Se isto não lhe convence, pergunte para o seu vizinho, se ele conhece alguém que sofre de depressão, ou alcoolismo por exemplo?
Todas estas situações apresentadas fazem parte do nosso cotidiano, e não raro nos sentirmos assim, sem rumo, sem um propósito, sem compreender a nossa missão de vida, e neste instante é que sofremos, sofremos muito.

Para amenizarmos isto, devemos buscar dentro de nós uma razão para viver, algo que realmente nos motive a seguir em frente.

Ficou bem explicito neste conto que ter uma missão de vida, um propósito de existir é o que faz a diferença, entre o resultado e a procrastinação.

Desta maneira, quero aqui dentro deste processo de auto conhecimento apresentar algumas perguntas, simples, porem eficazes, que servem para direcionar o nosso “eu” na busca de um propósito de vida.

A primeira é:
O que te motiva a viver, de se levantar todos os dias?

A segunda
Se você pudesse mudar algo em você, o que seria?

E por ultimo:
Quais foram os momentos mais felizes de sua vida, seria possível você viver isto novamente?

Com as respostas, podemos direcionar a nossa mente para o nosso proposito de vida, vamos elucidar os 5 passos para encontrarmos o nosso caminho:

1- Faça o que tem que ser feito: as vezes a melhor saída é o ataque, mesmo que não disponhamos naquele momento de recursos, ou estamos fazendo algo que não é o que gostaríamos, temos que tirar dali o melhor proveito, e as melhores lições.

2-    Equilíbrio: meça quais são seus verdadeiros ganhos, ou seja, se por um lado você tem um bom salario que paga as suas contas com tranquilidade e pelo outro você trabalha em uma empresa que não lhe satisfaz, tente buscar o equilíbrio, e assim é para as outras questões de sua vida.

3-  Não desperdice energia com coisas superficiais: podemos estar desprendendo nossa energia com coisas não tão significativas, e sofrendo desnecessariamente. Um exemplo simples é quando o sujeito se entristece por não ter o melhor tênis do mundo, mas, quantos não tem nem pernas para usa-los?

4-   Não acredite na felicidade: pode parecer estranho, porem não devemos acreditar sempre na felicidade, pois o que imaginamos ser a felicidade as vezes não o é. Seja realista e encare sem medo o que tiver que enfrentar.

5-    Realize: estabeleça planos, acredite no seu potencial, aja! Eu tenho um filho que é autista, e por algum tempo não sabíamos deste problema, e me sentia desconfortável com aquela situação. Corei algumas vezes, por estar perdido. Mas mesmo assim, não fiquei de braços cruzados, busquei ajuda profissional, e mesmo com todas as dificuldades segui em frente. Pois tenho um propósito, mudar e inspirar.

Para finalizar, quero relembrar o que mencionai no inicio, mesmo quando nos sentimos perdidos, sem motivação, descontentes com a vida que estamos levando, temos sempre uma nova oportunidade de recomeçar.


Um forte abraço!


Jocaffi Breda

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Resultados Positivos, Foque na Solução!

Fonte imagem: http://www.startofhappiness.com/wp-content/uploads/2012/06/how-to-expand-your-comfort-zone.jpg

Hoje temos um problema e não temos condições de resolvê-lo. Em alguns casos ficamos irritados, e com um nível de stress gigantesco. Como resolver isto?

Algumas perguntas podem servir como direcionamento, como:

Esse problema que está lhe atormentando hoje, terá quanta importância daqui a um mês?
Este problema não tem solução?

Crie respostas possíveis e direcione a sua mente para a realização.  Existem alguns conceitos como a lei do aumento, a qual ao direcionarmos o nosso foco, as coisas acontecem. Se focamos no problema ele aumenta, se focarmos na solução, o problema se resolverá mais rapidamente.

Então concluímos que devemos direcionar os nossos anseios para a solução! Saia da zona de conforto.

Livre-se do que te faz mal!

Jocaffi Breda


#mudança #comportamento #deficiente #deficiência #cadeirante #necessidade #especial #pessoas #gestão #coach #sucesso #fracasso #autismo #paralisia #apae #vida #amor #novos #caminhos #resultado #depressão #incerteza #razão #fazer #agir #mudar #crescer #respeito #altruísmo #planejar #estratégia #lifecoach #life #avidapodesermais #solução #tvgaspar #problema #caminho #fé #jornal 

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Quando Você Decide a Mudança Acontece!


Fonte Imagem: http://www.arizonachildcare.org/uploads/8/9/0/8/89086430/specialneeds.png?408

Sabe-se que nós humanos temos uma grande capacidade de adaptação, e nos moldamos frente ao ambiente. Claro, que não podemos confundir adaptação com acomodação, pois aceitar um ambiente nocivo, é aceitar o fracasso, a dor, a tristeza, entre outras coisas.

A grande maioria de nós consegue realizar as atividades diárias com facilidade, porém, dentre os que não conseguem em sua totalidade, temos os portadores de necessidades especiais, aos quais necessitam de uma maior atenção.

Além, de eles terem as suas dificuldades, temos que lidar com os ambientes sociais não preparados para o acesso destes, a falta de conhecimento em relação as diversas síndromes que se fazem presentes, a falta de capacitação profissional e a própria aceitação da família, que em muitos momentos se vê ilhada frente as incertezas.

E neste ponto é que cabe a ação frente às famílias que necessitam de apoio, para estas consideramos:
Muitas vezes diante dos problemas dos filhos portadores de necessidades especiais, os pais acabam se sentindo presos, inseguros frente ao futuro que virá, se culpam, comparam a vida dos “normais” com a de seus filhos e aumentam ainda mais os problemas, chegando a se deprimirem, não compreendendo o porquê de certas coisas acontecerem.

Estes comportamentos nocivos, apesar de prejudiciais ou mesmo impensados tiveram um propósito positivo originalmente. Parece estranho, mas o fato é que ao gritarmos desejamos o reconhecimento, ao bater afirmamos a nossa defesa. Desta maneira, podemos sim, mudar a nossa relação frente ao desafio.

Henry Ford disse certa vez que “Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”, talvez esta seja a maneira encontrada para amenizar a dor, e buscar luz onde a escuridão. Enxergar as coisas com outro olhar, com positividade.

Devemos sempre buscar a melhor escolha, pois nós é quem fazemos a nossa história e através dela aprendemos a valorizar o que temos, mas também podemos dar um significado novo as nossas “necessidades” recriando o futuro, acrescendo opções novas e melhoradas.

Todos nós temos problemas, e sem aquela demagogia da felicidade eterna, que o amanha vai ser perfeito, que dias melhores virão, o hoje é o que faz a diferença, o que te impede de ser feliz?

Gosto muito de uma frase do Mário Sérgio Cortella que diz que ‘ninguém é feito por completo’, afinal, todos nós temos alguma deficiência, assim como temos as nossas virtudes, e se as coisas não estão funcionando como deveriam, ou se a tristeza parece não ter fim, cabe enxergar as coisas com um novo olhar, pois temos tantas alternativas a escolher, e um abraço “especial” às vezes é só do que precisamos.

Um abraço!

Jocaffi Breda

#mudança #comportamento #deficiente #deficiência #cadeirante #necessidade #especial #pessoas #gestão #coach #sucesso #fracasso #autismo #paralisia #apae #vida #amor #novos #caminhos #resultado #depressão #incerteza #razão #fazer #agir #mudar #crescer #respeito #altruísmo #planejar #estratégia #lifecoach #life #avidapodesermais