segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

5 passos para encontrar um proposito na vida.


Por quantas vezes nos sentimos perdidos, sem motivação, descontentes com a vida que estamos levando.

Algumas situações conflitantes como o trabalho estressante, um relacionamento que não nos faz bem, a solidão.  Ou as diversas relações com família, trabalho, amigos e os problemas de ordem financeira que interferem diretamente em nosso estado emocional.

Chegamos ao ponto de olhar o horizonte e não encontrarmos algo que nos motive.
Perceber o movimento acelerado das nossas ruas, ver tantas pessoas e mesmo assim, se sentir só.

Para amenizar estas situações buscarmos o álcool, as drogas e os diversos medicamentos que se encontram disponíveis para tratar por exemplo da depressão.

Mas, infelizmente estes artifícios, acabam não surtindo o efeito desejado, e algumas vezes vêm recheados de colaterais. E ao fazermos um teste bem simples, na nossa própria casa, percebemos que ali, já existem pessoas contaminadas com este problema.

Se isto não lhe convence, pergunte para o seu vizinho, se ele conhece alguém que sofre de depressão, ou alcoolismo por exemplo?
Todas estas situações apresentadas fazem parte do nosso cotidiano, e não raro nos sentirmos assim, sem rumo, sem um propósito, sem compreender a nossa missão de vida, e neste instante é que sofremos, sofremos muito.

Para amenizarmos isto, devemos buscar dentro de nós uma razão para viver, algo que realmente nos motive a seguir em frente.

Ficou bem explicito neste conto que ter uma missão de vida, um propósito de existir é o que faz a diferença, entre o resultado e a procrastinação.

Desta maneira, quero aqui dentro deste processo de auto conhecimento apresentar algumas perguntas, simples, porem eficazes, que servem para direcionar o nosso “eu” na busca de um propósito de vida.

A primeira é:
O que te motiva a viver, de se levantar todos os dias?

A segunda
Se você pudesse mudar algo em você, o que seria?

E por ultimo:
Quais foram os momentos mais felizes de sua vida, seria possível você viver isto novamente?

Com as respostas, podemos direcionar a nossa mente para o nosso proposito de vida, vamos elucidar os 5 passos para encontrarmos o nosso caminho:

1- Faça o que tem que ser feito: as vezes a melhor saída é o ataque, mesmo que não disponhamos naquele momento de recursos, ou estamos fazendo algo que não é o que gostaríamos, temos que tirar dali o melhor proveito, e as melhores lições.

2-    Equilíbrio: meça quais são seus verdadeiros ganhos, ou seja, se por um lado você tem um bom salario que paga as suas contas com tranquilidade e pelo outro você trabalha em uma empresa que não lhe satisfaz, tente buscar o equilíbrio, e assim é para as outras questões de sua vida.

3-  Não desperdice energia com coisas superficiais: podemos estar desprendendo nossa energia com coisas não tão significativas, e sofrendo desnecessariamente. Um exemplo simples é quando o sujeito se entristece por não ter o melhor tênis do mundo, mas, quantos não tem nem pernas para usa-los?

4-   Não acredite na felicidade: pode parecer estranho, porem não devemos acreditar sempre na felicidade, pois o que imaginamos ser a felicidade as vezes não o é. Seja realista e encare sem medo o que tiver que enfrentar.

5-    Realize: estabeleça planos, acredite no seu potencial, aja! Eu tenho um filho que é autista, e por algum tempo não sabíamos deste problema, e me sentia desconfortável com aquela situação. Corei algumas vezes, por estar perdido. Mas mesmo assim, não fiquei de braços cruzados, busquei ajuda profissional, e mesmo com todas as dificuldades segui em frente. Pois tenho um propósito, mudar e inspirar.

Para finalizar, quero relembrar o que mencionai no inicio, mesmo quando nos sentimos perdidos, sem motivação, descontentes com a vida que estamos levando, temos sempre uma nova oportunidade de recomeçar.


Um forte abraço!


Jocaffi Breda

Nenhum comentário:

Postar um comentário